domingo, 31 de janeiro de 2016

Magnésio

Magnésio: o magno mineral

O Magnésio tem ima importância enorme em nossa saúde. Fadiga, Cardiopatias (incluindo arritmias, síndrome de Brugada e muitos tipos de Hipertensão) calcificações (coluna, articulações, artérias, rins) osteoporose, artrose, arteriosclerose, verrugas e câncer podem ser prevenidos e curados pelo magno mineral!



Grande parte da população mundial tem carência deste nutriente e não sabe. 
O impressionante é que desde meados do século passado, o médico francês Pierre Delbet em seu livro “Politique préventive du câncer”, 1963, já mostrava que os índices de mortalidade por câncer, tanto na França, como na Itália, eram muito menores nos lugares onde se consumia o sal rico em magnésio. Isso porque o magnésio é um grande ativador do sistema imunológico.

Segundo o Dr. Luiz Moura, todos deveríamos tomar suplementação diária de magnésio, pois além do solo brasileiro ser pobre em magnésio, não ha reposição química do solo. Assim todas as frutas, legumes e verduras que comemos são muito pobres do nutriente. E para agravar perdemos muito magnésio pelo suor.

O magnésio regula o metabolismo do cálcio, fixa o cálcio onde deve haver, e elimina de onde está sobrando, eliminando calcificações e evitando a osteoporose. Não adianta suplementarmos cálcio sem o magnésio, porque o cálcio provavelmente vai parar nas veias, nas articulações, nos rins, etc.

O Dr. Lair Ribeiro afirma que o Magnésio é o mais potente antiarrítmico que existe, fazendo parte de mais de 100 reações químicas em nosso corpo.
Além disso, é analgésico, anti-convulsivo, combatendo a depressão e a fadiga. É um potente vasodilatador, e se tomado à noite a noite combate a insônia. Muitas pessoas tem hipertensão por carência de magnésio, podendo ser curadas unicamente com sua suplementação (esse foi meu caso!). O magnésio tomado 


Então por que a maioria dos cardiologistas não recomendam o magnésio?

Por falta de informação dos médicos, a grande maioria utiliza pouco o google acadêmico! 

Os médicos são treinados na faculdade de medicina pelas indústrias farmacêuticas, que focam mais em seus lucros que verdadeiramente na cura das pessoas. Agora entendemos porque quando vamos numa consulta médica, ganhamos amostrinhas grátis de remédios. (e saímos do consultório felizes!)

A confiança dos médicos nas indústrias farmacêuticas se alia à falta de interesse dessas indústrias em divulgar um super-remédio-alimento presente na natureza, sem química, contra indicações, barato e que não pode ser patenteado. 

Um exemplo é no caso da Sindrome de Brugada, que se pode tratar unicamente com magnésio, vendido a R$5 nas farmácias, ou há outra boa alternativa: implantar um desfibrilador no coração, R$80.000 mais cirurgia e internações. Ah! Não se esqueça dos procedimentos periódicos para a troca das baterias!

Dosagem diária recomendada do magnésio: 33mg de cloreto de magnésio dissolvido em 1 ou 1,5 litro de água, tomar uma meia xícara de café por dia.



quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Sol e Vitamina D

Sol é Saúde!

Segundo o Dr. John Cannell, atualmente 85% das pessoas no mundo tem deficiência de vitamina D. Por qual motivo? Heliofobia, ou seja, o medo de tomar Sol. As principais consequências da Heliofobia são: deficiência de vitamina D, maior incidências de câncer, osteoporose, osteomalácia, doenças degenerativas, hipertensão arterial, diabetes, depressão, cardiopatias, Alzheimer e Parkinson. 




A Vitamina D é considerada o hormônio mais potente que nosso corpo fabrica, sendo também um potente anti-inflamatório natural. Ela é responsável por regular a insulina, pressão arterial, o sistema imunológico, além de prevenir diversos tipos de câncer, artrites, cardiopatias, diabetes e AVCs. Sabe-se que a vitamina D em quantidades recomendadas previne cerca de 85% dos tipos de câncer que a pessoa viria a ter. Antigamente para se curar quaisquer doenças existiam os solários. Nele eram tratados os enfermos de tuberculose, psoríase, sífilis, etc. 

O Dr. Lair Ribeiro recomenda que tomemos um mínimo de 15 minutos de Sol por dia, e sem protetor solar. Isso porque nosso corpo necessita dos raios Ultra Violeta para produzir a vitamina D. Parece mentira, não é? Pois é, pesquisas recentes tem comprovado que o que causa o câncer de pele não é o Sol, mas principalmente a carência de Iodo e de Vitamina D (que por contradição não pode ser formada na nossa pele se não tomamos Sol). Em países com menor incidência de Sol é justamente onde há maiores índices de câncer, Alzheimer e de Parkinson. Isso comprova que a vitamina D é um potente agente na prevenção do câncer. Aí entendemos o porque de que atualmente usamos muitos protetores solares, tomamos menos Sol que nossos avós, e mesmo assim os índices de câncer de pele só tem aumentado. Protetores solares não só impedem a pele de formar a vitamina D, como também gera obesidade e celulite, pois eles contém substâncias de ação estrogênica (semelhante ao hormônio feminino). 

Depois de tomar banho de Sol, devemos tomar banho sem usar sabonete, pois a vitamina D demora algumas horas pra ser absorvida da nossa pele para nosso corpo. Quem não tem tempo de tomar Sol, ainda tem a alternativa de tomar suplementos de vitamina D.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Iodo: o verdadeiro detox

Porque o Iodo é tão Importante em nosso corpo?

Nos últimos 30 anos, houve uma redução de aproximadamente 50% no consumo de Iodo pela população e calcula-se que, atualmente, 72% da população têm sua deficiência. De acordo com os últimos estudos no campo da medicina e da nutrologia, a deficiência do Iodo é umas das causas de diversos tipos de câncer, como o de próstata, ovários, mama, esôfago, estômago e pele, 




além de uma doença chamada tireoidite hashimoto, que causa irritação, diminuição da capacidade de raciocínio, fadiga, dificuldade de concentração, distúrbios de aprendizagem. Em gestantes sua falta pode gerar filhos com altismo. Casos de obesidade também estão ligados à falta de Iodo. A mulher atualmente costuma ter uma deficiência ainda maior de iodo que o homem, isso porque as mamas necessitam do iodo, mais de que outros órgãos do corpo. Uma das mostras de deficiência do iodo é perder a capacidade de suar.

O Iodo possui ação desintoxicante, aguça a inteligência e melhora nosso sistema imunológico. O grande problema é que além de nossa ingestão de iodo ser mínima (encontrado apenas em algas e frutos do mar) estamos constantemente perdendo iodo, pois ingerimos em excesso alimentos que agem expulsando o iodo de nosso corpo. São os alimentos contendo flúor (já provado como agente cancerígeno e proibido em países desenvolvidos e presentes na água que ingerimos e nos cremes dentais), o cloro (na água que bebemos, nos chuveiros, nas piscinas e saunas) e o bromo (presente no nosso pãozinho, cujos outros malefícios já comentamos, veja postagem sobre o glúten). 

Para repor toda essa falta de Iodo muitos nutrólogos, como o Dr. Lair Ribeiro, recomendam a chamada Solução de Lugol, 2 ou 3 gotas ao dia para adultos e 1 gota para crianças.

Uma outra utilização importante do Iodo em nosso corpo é sua característica desintoxicante, ou detox. Por isso é recomendável utilizar algumas gotinhas de tintura de iodo, dissolvidas em água, para descontaminar frutas legumes e verduras, que são deixadas tampadas por uma hora. 

O Brasil é vergonhosamente o campeão número 1 no mundo na utilização de pesticidas e agrotóxicos!




terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Ômega 3

Salve Ômega 3!

À alguns anos atrás, pesquisadores se deram conta de que os esquimós nunca tinham problemas de saúde como o Infarte, AVC, Câncer, Tromboses, etc, apesar de ingerirem uma enorme quantidade de gordura diariamente... Por que?



A resposta é que eles ingeriam uma enorme quantidade de Ômega 3, através da gordura da foca e de animais e peixes de água fria. Se não fosse o   Ômega 3 presente no sangue desses animais, eles se congelariam vivendo em uma água à 0º C. 

O Omega 3 possui ação sistêmica no nosso corpo, isso quer dizer, faz bem em todos os aspectos de nossa saúde. Além de prevenir Infarte, Câncer, AVCs e tromboses, é considerado um potente Anti-inflamatório, prevenindo doenças degenerativas. 


Mais ainda, o Ômega 3 (DHA) é o alimento fundamental dos neurônios cerebrais, sua ausência é a causa de irritações, depressões, transtornos obsessivos compulsivos, esquizofrenias, etc. Como se não fosse pouco, ele regula nosso colesterol e baixa os triglicerídeos. É aconselhável o Ômega 3 em gotas para crianças, cujo cérebro ainda está em desenvolvimento, e em cápsulas para adultos. Na Alemanha existe uma lei obrigando as gestantes a ingerirem cápsulas do óleo durante toda a gravidez. Isso porque quando não há sua ingestão, para formar o cérebro do bebê o corpo da gestante retira Ômega 3 de seu cérebro. Grande parte dos casos de depressão pós parto são gerados pela ausência do óleo. 


Tudo isso faz do Ômega 3 um suplemento obrigatório em nossa alimentação. Mas cuidado! Nossos oceanos estão contaminados por mercúrio, chumbo e outros metais pesados. Escolha as marcas que indiquem na embalagem que ele tenha sido filtrado. E não entre na conversa do vendedor dizendo que todas as marcas filtram o Ômega 3, isso não é verdade. Se ele estiver contaminado fará mais mal que bem à nossa saúde.

Suplementação

A Importância de Suplementar nossa Alimentação...

As monoculturas empobreceram nosso solo, os fertilizantes utilizados apenas repõem o nitrogênio, o fosforo e o potássio, e isso faz com que os alimentos que comemos hoje sejam muito pobres em vitaminas e minerais.



Mas nosso corpo precisa de 45 nutrientes essenciais, por isso no mundo de hoje se queremos ter saúde, necessitamos da suplementação alimentar. Pesquisadores indicam que para suprirmos totalmente nosso corpo de nutrientes essenciais sem suplementação teríamos que comer 7 diferentes tipos de frutas por dia! 



Por este motivo são importantes os suplementos vitamínicos e de minerais essenciais, como o magnésio, zinco, selênio, manganês, molibdênio e potássio. Utilizar o sal integral (como o sal rosa do Himalaia, por ex.) é uma boa opção, pois este sal possui mais de 80 tipos de minerais em sua composição, contrasteando nosso sal de cozinha, que possui somente o sódio e o cloro!

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Glúten, o vilão


Porque o Glúten é realmente um vilão? embora grande parte da mídia negue essa verdade...



Glúten é um termo utilizado para descrever frações protéicas formadas no processamento do trigo, centeio, cevada, aveia e seus derivados, ou seja: pães, biscoitos, massas e a cervejas! Segundo o Dr. Willian Davis, cardiologista e autor do livro “Barriga de Trigo”, o trigo de hoje não é mais o mesmo de antigamente. Sofreu transformações por intervenção humana (hibridação, mutação, transgenia...) que fez com que nosso pãozinho de hoje contenha 4x mais glúten que à 100 anos atrás. Um exemplo simples está no tamanho dele hoje e no tamanho dele antes. Novos grãos são produzidos com proteínas tão diversificadas que não sabemos como atuará em nosso organismo.

Segundo o neurologista e nutricionista americano David Perlmutter, autor do livro “A Dieta da Mente”, alimentos que contém glúten não só engordam como também “matam” o cérebro aos poucos. Pesquisas americanas concluíram que muitos americanos sofrem atualmente pela doença celíaca oculta, ou seja, não sabem que são celíacos. Muitos que sofrem de mudanças de humor, depressão, agressividade, fadiga, deficiência de memória, infertilidade e anemia se devem ao seu alto consumo de glúten.

Muitos pesquisadores, incluindo o Dr. Kenneth Fine, PhD, calculam que 81% da população tem algum nível de sensibilidade ao glúten. Isto significa que o organismo produz anticorpos para algum tipo de derivado do glúten. E a coisa continua, muitos que antes não eram intolerantes ao glúten estão passando a ser intolerantes. Quanto mais glúten ingerimos, mais permeáveis ​​se tornam nossas células intestinais. Isso permite que as proteínas que comemos entrem em nosso sangue sem ser digeridas, sem serem convertidas em aminoácidos (como deveria ser). Então o que ocorre é que nosso sistema imune detecta essas proteínas como corpos estranhos, gerando um anticorpo pra cada uma destas proteínas que passam a atacar as proteínas de nosso corpo, gerando um processo inflamatório. Então surgem as doenças auto-imunes: Parkinson, Alzhaimer, esquizofrenias, e outras como o infarto, tromboses e AVCs, artrites, artroses...

É recomendável deixar totalmente o glúten?

Pessoas celíacas devem retirar completamente o glúten da dieta. Mas para não celíacos é recomendável que se reduza consideravelmente os alimentos com glúten, como pães, biscoitos, massas e a cervejas.

Como substituir?

Podemos trocar o consumo diário de pão, por tapioca ou pães caseiros sem glúten (ex: pão de mandioca, polvilho ou aveia). O macarrão tradicional pode ser substituído por macarrão de arroz. 

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Piores alimentos do Mundo - Vídeos

Completando a lista dos PIORES ALIMENTOS do Mundo adicionamos alguns vídeos interessantes do Dr. Lair Ribeiro que mostram os malefícios do glúten, do açúcar e dos óleos vegetais!




segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Piores Alimentos do Mundo

Os 10 Piores Alimentos do Planeta!

Nutrólogos e Nutricionistas nos alertam para o consumo abusivo de alimentos ricos em gorduras trans, açucares e químicos. A nutricionista norte-americana Michelle Schoffro Cook elaborou uma lista com os 10 piores alimentos do mundo para o ser humano:


10º Sorvete de massa: possui uma enorme quantidade de açúcar, gorduras trans, corantes, saborizantes químicos e conservantes, como o sorbato de potássio e o benzoato de sódio (considerados agentes cancerígenos). Uma opção mais saudável seria optarmos por receitas caseiras que utilizam o açúcar mascavo ou o mel (em pequenas quantidades).


9º Salgadinhos de milho: contém muitos produtos químicos, gorduras trans e muito sódio (relacionado ao aparecimento de pressão alta e doenças renais).  Uma Opção mais saudável seria salgadinhos caseiros, como a pipoca frita em óleo de coco e amendoins e castanhas naturais.


8º Pizza congelada: Contém grandes quantidades de sódio e gorduras. Uma opção menos prejudicial seria optar pelo consumo de pizzas de fabricação caseira, além de consumir com moderação!


7º Batata frita: Quando a batata é submetida a altas temperaturas sofre uma modificação molecular (glicação), produzindo uma substancia chamada acrilamida, que é um agente cancerígeno.


6º Salgadinho de batata: Ainda mais nocivo do que a batata frita. Ele é preparado de maneira industrial, utilizando grandes quantidades de gordura, sal e substâncias químicas.


5º Bacon e carnes processadas:  Muitos produtos químicos (com agentes cancerígenos) se formam no processamento de carnes como o bacon, por exemplo. 



4º Cachorro-quente e embutidos: (como salsichas, mortadelas e presuntos) utilizam nitratos como conservadores, que quando entram no nosso organismo se transformam em substancias cancerígenas (nitrosaminas). 




3ª Donuts ou churros: Ambos são massas fritas (contendo gorduras trans) recheadas com chocolate ou doce de leite e que possuem grandes quantidades de açúcar.


2º Refrigerante: Bebida que contém grande quantidade de açúcar. Uma lata de 350 ml do refrigerante possui 37 gramas de açúcar. Bebendo uma lata por dia em um mês ela terá consumido cerca de um quilo de açúcar. Altas concentracoes de acucar  contribuem para o aumento da insulina, para o endurecimento das veias, aumentando riscos de trombos e AVCs. Além disso o refrigerante é altamente ácido, gerando uma forte depressão no sistema imunulógico e a perda de cálcio e muitos minerais do nosso corpo. Os sucos industrializados são tão prejudiciais quanto o refrigerante. Uma opção saudável seria substituirmos os refrigerantes pelos sucos naturais, que são ricos em vitaminas, fibras e sais minerais.


1º Refrigerante diet: O refrigerante diet contém todos os malefícios do refrigerante comum, mais 18 substancias químicas prejudiciais.



Os 7 Melhores Alimentos do Mundo

Os 7 melhores Alimentos do Planeta!

Conhecer quais os melhores alimentos para fazer deles uso constante é muito importante, não somente para nos prevenirmos das doenças, mas também para otimizarmos nossa saúde e assim desfrutar de um maior bem estar físico e mental. Segundo o médico cardiologista e nutrólogo Dr. Lair Ribeiro, a World Health Organization (Organização Mundial de Saúde) indica os 7 melhores e mais completos alimentos do mundo. A maioria deles tem baixíssimo custo e podem ser encontrados facilmente no mercado.

1- Leite Materno: o mais completo alimento do mundo, e insubstituível. Especialistas recomendam que as mães devem amamentar seus filhos até 2 anos de idade ou mais. 




2- Ovo: o 2º mais completo alimento do mundo tem tudo que a vida precisa, contém omega 3 que baixa o colesterol, por isso deve ser consumido cozido ou frito em óleo de coco.




3- Coco/Óleo de Coco para cozinhar: mais de 40% do óleo de coco está composto por acido láurico, importante nutriente encontrado no leite materno, que aumenta a imunidade destruindo vírus, bactérias e fungos. Pesquisas apontam que em locais com alto consumo de coco a AIDS não se manifesta.




4- Quinoa: riquíssima em nutrientes e aminoácidos essenciais, não contém glúten.




5- Azeite de Oliva (extra-virgem de 1ª prensagem e garrafinha de vidro escuro) regula os níveis do colesterol e triglicerídeos. É rico em Antioxidantes, que previnem o envelhecimento precoce. Previne trombos, infartos e AVCs.




6- Cúrcuma ou Açafrão da Terra (a Índia por ser um dos países com maior consumo da cúrcuma possui uma das menores taxas de Alzheimer e de esclerose múltipla do planeta, isso porque a Cúrcuma é melhor anti-inflamatório natural do mundo. Em se tratando de que todas as enfermidades tem uma característica inflamatória não precisamos falar da importância de consumo diário.)




7- Omega 3: previne AVCs, diversos tipos de câncer, trombos, depressão, e uma lista sem fim de enfermidades. O ideal seria que pudéssemos ingerir peixes de água fria, se nossos mares não estivessem contaminados por metais pesados, como o chumbo e o mercúrio. Por esse motivo, expecialistas consideram que atualmente a melhor forma de ingeri-lo seria em cápsulas, e que estejam informando no rótulo da embalagem: LIVRE DE METAIS PESADOS!



domingo, 3 de janeiro de 2016

Corpo: a Máquina Inteligente

Nosso corpo é uma máquina inteligente, que tem o poder de se auto curar...

A maioria das doenças se manifestam por falta de nutrientes ou pela presença de anti-nutrientes (substancias químicas, metais pesados, etc) que contaminam nosso corpo.




Vivemos em um mundo mercantilista, quase todas as universidades de medicina atualmente são financiadas pelos grandes laboratórios, que lucram bilhões de dólares vendendo derivados do petróleo (que chamam de remédio) que em vez de curar, destroem nossa saúde. Quando pesquisadores bem intencionados finalmente descobrem tratamentos eficientes e baratos contra alguma doença, são rapidamente impedidos de comercializar sua descoberta filantrópica. (Como foi o caso da fosfoetanolamina, substancia atualmente proibida, descoberta pelos pesquisadores do Instituto de Química da USP São Carlos, que pôde curar o cancer em muitos pacientes.)




Necessitamos voltar à cura e prevenção natural das enfermidades, elevando nossa imunidade, ingerindo uma maior ingestão de frutas, verduras, legumes, carnes e gordura animal (adiante explicaremos o que novas descobertas apontam para a importância da gordura animal). A qualidade do sono e o sol também são importantíssimos para uma vida saudável.

Agradecemos o trabalho dos grandes médicos, como o Dr. Lair Ribeiro, o Dr. Luiz Moura, e tantos outros que dão preferência para a utilização de suplementos, em lugar de remédios, no tratamento das doenças crônicas.

Veja o vídeo do Dr. Lair Ribeiro: Médico não cura doenças, administra sintomas: